Quem somos
A história do BU
Fundada em setembro de 2018, a Academia do Bombo surge da necessidade da criação de uma Associação que visasse o ensino e a partilha do toque do Bombo a norte do distrito de Lisboa, mais concretamente no concelho de Mafra. Desta forma, a Academia do Bombo pretende prestar homenagem a todos os tocadores, construtores e estudiosos da arte percussionista tradicional do Bombo.
É parte integrante desta Academia a Orquestra de Percussão de Mafra, a Escola de ensino de percussão tradicional portuguesa e ainda o Ateliê de construção de instrumentos de percussão.
A Orquestra de Percussão de Mafra, em 2022, e mesmo com os constrangimentos relacionados com o Pós-Pandemia do COVID19, realizou cerca de 50 apresentações e pretende tocar um vasto repertório do cancioneiro tradicional português e fazer representar o concelho de Mafra em todas as apresentações onde participa.
A Escola de ensino de percussão tradicional portuguesa conta com cerca de 50 alunos, divididos por três freguesias no concelho de Mafra.
Com o objetivo de transmitir uma visão mais holística dos instrumentos que compõem a Orquestra de Percussão de Mafra, os ateliês permitem a reparação dos instrumentos e a construção de outros instrumentos que tornam o timbre do grupo tão singular.
Em 2022, a Academia do Bombo teve o prazer de co-organizar, com o apoio da Câmara Municipal de Mafra, o VII Congresso Nacional do Bombo e o I a nível Internacional.
A Academia do Bombo é composta por cerca de cinquenta músicos e por muitos elementos de staff.
A Academia do Bombo caracteriza-se por ser um grupo inclusivo e intergeracional, onde a diferença e a idade não se fazem notar.